Hard skills e soft skills: o que são e quais são as suas diferenças?

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Na hora de contratar novos profissionais, existem diversas habilidades que devem ser avaliadas. As hard skills ou habilidades profissionais costumam ser avaliadas pelo currículo e experiência do candidato. Já as soft skills são mais difíceis de serem mensuradas.

Quer entender melhor o que são hard e soft skills e quais as suas principais diferenças? Confira as informações a seguir!

Entenda o que significa hard skills

As hard skills são habilidades profissionais facilmente identificadas e mensuradas. Elas correspondem a aptidões técnicas que podem ser facilmente adquiridas através de cursos e treinamentos.

Alguns exemplos são:

  • graduação;
  • cursos técnicos;
  • conhecimento de línguas estrangeiras;
  • ferramentas de informática.

Esse tipo de competência consta no currículo dos profissionais e podem ser facilmente analisadas. Por essa razão, elas foram a principal fonte de avaliação de um profissional por muito tempo.

Hoje em dia, porém, o processo de avaliação é mais criterioso e não considera apenas as hard skills. Habilidades como proatividade e resolução de conflitos também se tornaram essenciais no mercado de trabalho.

Conheça mais sobre o significado de soft skills

As soft skills são habilidades sociocomportamentais diretamente ligadas a aspectos mentais e emocionais do candidato. Por envolverem fatores que vão além de cursos ou certificados, elas são mais difíceis de quantificar.

Devido à sua difícil avaliação, as soft skills devem ser analisadas gradualmente. Uma ótima forma de identificar esse tipo de habilidade no candidato é através de dinâmicas de grupo e entrevistas.

Alguns exemplos de soft skills são:

  • capacidade de persuasão;
  • resolução de conflitos;
  • comunicação;
  • e proatividade.

Além disso, a capacidade de trabalhar sob pressão costuma ser uma característica muito valorizada pelas empresas.

Como as hard e soft skills influenciam o ambiente de trabalho

Para manter um clima agradável no ambiente de trabalho é preciso equilibrar os dois tipos de habilidades. Um profissional com hard skills excelentes, mas que não mostra boa comunicação com os colegas, por exemplo, pode ter uma influência negativa no ambiente de trabalho.

O oposto também pode ser prejudicial. Uma pessoa que tenha soft skills elevadas e pouco conhecimento técnico também pode ser prejudicial. A empresa pode ajudar na obtenção do equilíbrio por meio do desenvolvimento dessas habilidades, oferecendo treinamentos corporativos, palestras e workshops.

Saiba como desenvolver suas soft skills

Muitas pessoas pensam que as soft skills são inatas e não podem ser adquiridas. Trata-se de um grande engano. Com dedicação, é possível desenvolver competências como senso de liderança e melhorar a comunicação interpessoal.

Tenha em mente que para que isso aconteça, você deve ter disposição e paciência para aprender com os erros. Buscar feedback e mentoria de pessoas mais experientes é uma ótima maneira de desenvolver essas habilidades.

Tanto as hard skills como as soft skills são extremamente importantes para o bom desempenho de um profissional na empresa.

Apesar de influenciarem aspectos diferentes do ambiente organizacional, elas devem estar presentes de maneira equilibrada. A empresa pode oferecer programas focados no desenvolvimento de habilidades para que os funcionários possam crescer, trazendo benefícios para ambos os lados.

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